sexta-feira, 13 de junho de 2014

Por que o Galo Gaulês é o símbolo da seleção da França?

Por que o Galo Gaulês é o símbolo da seleção da França?

Com a Copa do Mundo FIFA 2014 se aproximando, Goal se uniu à Hyundai para celebrar a cultura das torcidas das nações participantes. Aqui, vamos explorar a França (Publi.)
Há mais de 100 anos, a seleção nacional de futebol da França tem usado com orgulho uma camisa adornada com um galo gaulês. Desde que fez sua primeira aparição no uniforme francês, quando a França perdeu por 5 a 2 para a Bélgica, em 1909, o galo tornou-se onipresente e sempre esteve no peito dos campões mundiais de 1998. 

É claro, a forma como o galo mudou drasticamente ao longo dos anos até a representação tradicional da ave na atual camisa da França. Anteriormente, havia uma imagem mais moderna de um símbolo que tem sido o emblema oficial do estado francês durante séculos e pode ser encontrado esculpido em muitos edifícios por todo o país.

O galo recorda as origens gaulesas da nação, com o símbolo sendo adotado inicialmente, conforme os linguistas acreditam, devido a um trocadilho com a palavra latina para galo novo e o antigo estado da Gália. Os inimigos da França fizeram essa piada por causa da suposta teimosia e do orgulho das pessoas do país, mas o que era para perturbar os franceses, levou a ave para o coração como um ícone de uma nação. 

Independentemente da estranha origem, o galo tem um grande valor simbólico, pois significa fé e luz. O cantar do galo cada manhã representa o triunfo da luz sobre as trevas e do bem acima do mal.

Figura penada | Um galo nas cores tradicionais da França

Esportistas franceses, tanto homens, quanto mulheres, tem retirado inspiração deste emblema ao longo dos anos e, como resultado, não é só o futebol que já reinvindicou o símbolo. A equipe de rugby também possui o galo em seu uniforme e, quando o Comitê Olímpico Nacional da França retirou a ave do seu logo, em 1997, foi uma decisão que provocou indignação, com figuras célebres, como o corredor de longa distância, Alain Mimoum, argumentando que esta mudança seria uma afronta aos valores da nação.

O galo, no entanto, continua a ser um símbolo de orgulho para a equipe de Didier Deschamps, talvez melhor representado pelo super torcedor Clement d'Antibes (veja a imagem principal), que leva seu galo Balthazar com ele para os jogos.

Na verdade, é uma visão comum ver um galo invadindo o campo durante os jogos internacionais de rugby da França, embora a prática não seja tão frequente no futebol.

Independentemente disso, a natureza onipresente do galo e do futebol francês manteve-se durante a Copa do Mundo de 1998, quando o mascote para a competição foi Footix, um galo gigante enfeitado com as cores nacionais, vermelho, branco e azul.

Caso a França alcance o sucesso no Brasil, devemos ver muito mais imagens do famoso galo, cuja esperança dos Les Bleus tem muito para se vangloriar, em meados de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário